sábado, 30 de julho de 2016

Desenho de Danielle Barros com cores por Edgar Franco é capa do periódico acadêmico Cadernos Zygmunt Bauman da UFMA

A edição intitulada "Educação, consumo e técnica na pós-modernidade" volume 5, número 9, do periódico "Cadernos de Zygmunt Bauman" da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) teve como capa uma ilustração de minha autoria que originalmente foi capa de um livro lançado pela ASPAS editora. O desenho trata-se de uma das etapas durante o processo de colorização (quem coloriu foi o Ciberpajé Edgar Franco). 
A imagem com o processo de colorização em andamento agradou ao Prof. Dr. Wellington Lima Amorim, e através de contato estabelecido com o Ciberpajé, solicitou o uso da mesma como capa da edição. Veja aqui o processo criativo e a imagem finalizada da capa do livro "Arte Sequencial em Perspectiva Multidisciplinar".
Sobre a proposta da revista: Os Cadernos Zygmunt Bauman é um periódico do Mestrado Acadêmico (stricto sensu) de Psicologia da UFMA, nas seguintes áreas de concentração: a) Processos Clínicos e Saúde; b) Trabalho, saúde e subjetividade. Este periódico é de grande pertinência intelectual para os estudos interdisciplinares em Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas e que certamente vem proporcionar um extraordinário espaço para debate, principalmente, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Filosofia, Psicanálise e Literatura. Tais áreas abordarão temas sobre: Relações Humanas; Axiologia; Violência Pública; Insegurança; Consumismo, Moda etc. 
Agradeço aos prof. Dr. Edgar Franco e ao Dr. Wellington Amorim pela valiosa oportunidade de ser capa deste periódico tão importante!



Serviço: 
Cadernos Zigmunt Bauman
Educação, consumo e técnica na pós-modernidade
vol. 5 n.9 / ISSN 2236-4099
A revista pode ser lida na íntegra no link:

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/issue/view/275

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Desenho de Danielle Barros ilustra matéria especial da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) sobre o dia do índio

Tive a honra de descobrir que meu desenho foi utilizado para ilustrar uma matéria especial da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) sobre o dia do índio. A jornalista Vilma Reis havia entrado em contato através de mensagem pelo facebook, entretanto a mensagem foi automaticamente encaminhada para uma caixa de "spam". Passado alguns dias, descobri a mensagem onde ela pedia autorização para o uso da imagem. Como eu sempre aviso aos seguidores da minha página onde posto minhas artes e textos, de que eles podem ser utilizados desde que seja citada a autoria e não seja usado para fins comerciais, então ela usou e eu fiquei muito contente.
A matéria, assinada por Vilma Reis e Bruno Dias, instiga a reflexão e denuncia a situação atual dos povos indígenas quanto a inacessibilidade de uma série de direitos, a expulsão de seus territórios e falta de acesso a saúde. A reportagem conta também com depoimentos de especialistas que desenvolvem pesquisas sobre a temática em questão. Meu desenho abre a matéria (!) e ainda sou citada no texto, confiram um trecho:




Captura de tela da matéria do site ABRASCO

Agradeço a Vilma Reis e ao Bruno Dias pela oportunidade e honra em ser parte de uma matéria com um tema que acho extremamente pertinente.
Confira o texto completo no link:
https://www.abrasco.org.br/site/2016/04/hoje-e-dia-do-indio-o-que-ha-para-comemorar/

Este desenho foi postado aqui no blog em duas oportunidades (para abrir clique nos links):

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Intercâmbio de zines - Conheçam as publicações da Coletiva Caminho Natural!

Estou MARAVILHADA com tantos zines lindos que recebi da Karine Batista da Coletiva Caminho Natural! São 5 zines abordando diversas temáticas como: Alimentação consciente, cosmética natural, uso de produtos naturais na limpeza doméstica, fitoterapia e uso de ervas para cosmética natural, tudo na perspectiva do "faça você mesma"! 
Além dos zines, veio no envelope uma carta escrita à mão (adoro, é algo cada vez mais raro nesse mundo atual tecnológico) e um flyer com a divulgação do 1º Módulo do curso "Formação de Facilitadoras em Ginecologia Natural" que acontece em agosto/2016 e será ministrado por Liliana Pogliani e Karine Batista. Esse curso tem o objetivo de compartilhar conhecimentos com mulheres que tem interesse de aprender sobre promoção e proteção da saúde ginecológica com uma abordagem holística, tendo como princípio o autocuidado. Para saber mais detalhes do curso entre em contato por e-mail:  ginecologia@partilha.se
Aqui tem o link do evento no Facebook com mais informações.
Sobre os zines, olha que lindo, a página da Coletiva Caminho Natural disponibilizou o zine "PLANTAS MEDICINAIS PARA SAÚDE FEMININA" em pdf para download gratuito!

Veja algumas fotos do material rico que recebi esta semana, só amor <3










Minha gratidão a Karine pelo envio de tanta coisa linda, ainda estou terminando de ler, mas já quis postar aqui no blog para fazer devidamente uma divulgação, pois o que é feito com carinho merece ser conhecido! Esta semana irei enviar alguns zines para vocês!
Vida longa a Coletiva Caminho Natural!
IV Sacerdotisa
Acompanhe nossas postagens também em nossa página do facebook !

IV Sacerdotisa participa do zine Cidade do Sono #4 lançado na 1ª Catarina Fest Comix!

No mês de junho recebi o zine CIDADE DO SONO nº 4 uma edição especial Sci-fi! Cidade do Sono é uma publicação independente criada e editada por Adão de Lima Jr. e nesta edição, o zine conta com minha participação com HQforismo e com um conto do Gilson Cunha! Na abertura da publicação temos uma HQ do Adão Jr. intitulada Suporte Técnico, em "O novato", que se passa em uma ambiência futurista com desenhos belíssimos e uma aura de mistério no enredo. Só não gostei do fato da HQ ser curta diante de minha vontade e curiosidade de ler mais e mais da história! Fechando a edição tem um impactante HQforismo do Adão Jr. que também colabora com nosso projeto de pesquisa sobre HQforismos coordenado pelo artista e prof. Dr. Edgar Franco (FAV/UFG).
O zine está lindo, o conteúdo excelente, impressão impecável, só tenho a agradecer pelo convite, pelo espaço e oportunidade de divulgar minha arte neste zine tão importante e parabenizar o Adão Jr. por mais esta edição da Cidade do Sono!
O zine foi lançado durante a Feira do Livro de Timbó na 1ª Catarina Comix Festival nos dias 8 a 12 de junho, em SC.
Confiram algumas fotos do zine e da carta enviada pelo Adão de Lima Jr.!








IV Sacerdotisa

Acompanhe nossas postagens também em nossa página do facebook !

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Apresentação sobre HQforismos na II Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos na Unifesp

O trabalho intitulado "HQForismos - Aforismos em quadrinhos: Experimentações do real em narrativas quadrinizadas" foi apresentado durante a II Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos na Unifesp. O trabalho, de autoria de Danielle Barros e Dr. Edgar Franco é parte de uma pesquisa em andamento do grupo de pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG) que tem objetivo apresentar experimentações quadrinhísticas em HQforismos sobre temáticas que envolvem aspectos sociais, científicos, culturais e políticos no contexto brasileiro, discutindo o processo criativo.

Veja algumas fotos da apresentação:






















Saiba mais sobre o projeto HQforismo no site: http://www.hqforismo.com/

Lançamento do livro Quadrinhos & Educação volume 3

O lançamento do livro aconteceu dia 12/07/2016 durante a Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos na Universidade Federal de São Paulo (campus Guarulhos):


VEJA COMO FOI O LANÇAMENTO: 
Exemplares dos Livros da série Quadrinhos & Educação durante a 2ª Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos, na mesa, todos os volumes lançados até agora. Os três volumes foram organizados por Dr Amaro Braga e Dr Thiago Modenesi, eu participo com capítulos nos volumes 1 e 3!
Alguns autores durante o lançamento do Volume 3 do Livro Quadrinhos & Educação na 2ª Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos na UNIFESP (Guarulhos). O livro foi organizado por Amaro Braga e Thiago Modenesi.
O artista Laudo Ferreira Jr. prestigiando o Lançamento do Volume 3 do Livro Quadrinhos e e Educação 

Vale destacar que os volumes 1 e 2 da série Quadrinhos & Educação foram indicados entre os 10 finalistas que concorrem ao prêmio HQmix na categoria Livro Teórico!

Publicado por Thiago Modenesi

Capa do vol 3 Quadrinhos & Educação

SOBRE O LIVRO:

O tema deste volume foi: Fanzines, Espaços e Usos Pedagógicos das Histórias em Quadrinhos e ficou dividida em 3 blocos:

Bloco 1: Quadrinhos, Fanzines e Propostas Pedagógicas
OS FANZINES COMO RECURSO DIDÁTICO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO DA BAIXADA FLUMINENSE: NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES DOS BAIRROS | 11
Clézio dos Santos
OS SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE: A PRODUÇÃO DE FANZINES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA | 27
Marcio Roberto da Silva Garcia
QUADRINHOS E FANZINES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
E SAÚDE NO BRASIL: MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES E METODOLOGIAS | 39
Danielle Barros Silva Fortuna 
Paulo Roberto Vasconcellos-Silva 
Tania Cremonini de Araújo-Jorge
Bloco 2: Quadrinhos e seus Espaços Pedagógicos
GIBITECAS COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE LEITOR E EXERCÍCIO DA CIDADANIA | 67
Daniela dos Santos Domingues Marino
Natania Aparecida da Silva Nogueira
EDUCAÇÃO NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS:
A PERCEPÇÃO DOS LEITORES | 79
Fábio da Silva Paiva
Thiago Vasconcellos Modenesi
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM | 93
Rosa Alicia Nonone Casella
Thiago Vasconcellos Modenesi
Bloco 3: Quadrinhos e seus Usos Potenciais na Sala de Aula
AVENIDA PAULISTA: EDUCAÇÃO EM FORMA DE QUADRINHOS | 109
Ranieri Lima Dib
PERSONIFICAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS EM HETALIA:
AXIS POWERS E O ENSINO DE HISTÓRIA GERAL NO BRASIL | 119
Janaina Freitas Silva de Araújo
Amaro Xavier Braga Jr 
O HUMOR DAS TIRAS-EM-QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE SEXUAL | 143
Amaro Xavier Braga Jr 
Denise Maria Margonari
TINTIN NO CONGO E A LEI 10.639: CONFLITOS E ACORDOS PARA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA | 161
Savio Queiroz Lima


ADQUIRA O SEU entrando em contato com um dos organizadores do livro, através do e-mail: thiagomodenesi@hotmail.com 

sábado, 9 de julho de 2016

Jornada Temática de HQ: HQforismos serão tema de comunicação oral - IV Sacerdotisa participa de lançamento de livro, saiba mais:

Nos dias 12 e 13 de julho acontecerá a Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos na Universidade Federal de São Paulo (campus Guarulhos), esse ano o tema é "Reflexos do Real". 


Eu e o Ciberpajé Edgar Franco tivemos trabalhos aceitos, estarei lá nos representando na comunicação intitulada "HQForismos - Aforismos em quadrinhos: Experimentações do real em narrativas quadrinizadas" o trabalho é parte de uma pesquisa em andamento e tem objetivo de apresentar experimentações quadrinhísticas em HQforismos sobre temáticas que envolvem aspectos sociais, científicos, culturais e políticos no contexto brasileiro, discutindo o processo criativo.
Também estarei no lançamento do livro Quadrinhos & Educação volume 3, que nesta edição trata sobre Fanzines, usos e espaços pedagógicos, o livro é organizado por Thiago Modenesi e Amaro Braga e tem um capítulo escrito por mim e meus orientadores Tania Araújo-Jorge e Paulo Roberto Vasconcellos-Silva.


Em breve divulgo mais detalhes sobre o evento, o lançamento do livro com minha participação e algumas fotos!