Essa semana começa o I Encontro de Jogos, Ludicidade e Inclusão no Ensino (JOGOLUDI)! Dias 4, 5 e 6/08 com sessões de comunicações (tarde) e mesas redondas (noite)!
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO GERAL
Tarde, 14 às 17:00* sessões de comunicações orais (Google Meet)
Noite, 18 às 19:30* mesas redondas (Canal Ciarte Youtube)
Para acessar as mesas redondas, curta o canal Ciarte, ative as notificações para acompanhar nossas transmissões: https://www.youtube.com/channel/UCnuWWnrv2ImvcTvGvycq0NA
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS - 4, 5 e 6/08 das 14 às 17:00*
Como vão funcionar as sessões de comunicação? Os vídeos/apresentações serão exibidos no dia da sessão que acontecerá de forma SÍNCRONA, no Google Meet. Ao final da exibição de todo os vídeos teremos uma rodada de discussão/perguntas com os/as autores/as e público.
É obrigatória a presença de pelo menos 01 autor/a apresentador/a na sessão síncrona.
Haverá lista de presença ao final.
PRIMEIRO DIA - JOGOLUDI
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 1- Dia 04/08 - Gamearte e jogos didáticos no ensino Link da sala da sessão de comunicações orais meet.google.com/htj-rfut-pcq Coord: Danielle Barros 14 às 17:00*
1- MITOS E VERDADES SOBRE O HPV: UMA ABORDAGEM SOBRE PAPILOMA VÍRUS HUMANO ATRAVÉS DE UM JOGO DIDÁTICO- Sabrina dos Santos Arruda, Jean Carlos Miranda
2- DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIDÁTICO “PERFIL – EDUCAÇÃO SEXUAL”- Victória Marçal de Lima Silva,Jean Carlos Miranda
3-AGROFLORESTA GAME: PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA - Ana Flavia Silva Mesquita,Ariane Flávia do Nascimento,Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana
4- EMPODERADAS: A CONSTRUÇÃO DO JOGO- JULIANA BARBOSA E QUEIROZ
5- CHAGAS GAME: CIÊNCIA E ARTE PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA DOENÇA DE CHAGAS - Pedro Henrique Fonseca Veloso,Martha Grasielle Alves Mendes,Maria Cecília Silva Corrêa,Júlia Maria Viana Santana,Rita de Cássia Machado da Rocha,Roberto Rodrigues Ferreira,Tania Cremonini de Araújo-Jorge,THALLYTA MARIA VIEIRA
6- Corrida Evolutiva: Um Instrumento Lúdico para Compreensão de Conceitos Científicos - Ane Cattariny Nossa Lima, Camila Batista Santos, Danielle Luiz, Jaqueline Pessoa Gonzaga, Sana de Jesus Batista.
7- A INTERAÇÃO E FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COM JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS- Patrícia Ingrid Ramos
8- VAMOS FALAR SOBRE AMBIENTES AQUÁTICOS? O JOGO “AQUATIC QUIZ”- Júlia Scarpa de Souza,Gabriella Marins Cassiano Do Nascimento,Letícia de Araujo Chagas,Rosana Souza-Lima,Hellen Jannisy Vieira Beiral
9-ESTRATÉGIAS DE MOTIVAÇÃO NAS OFICINAS DO PIBID ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO-Joyce Gil Da Silva Abade,Daniele Santos dos Anjos,Caroline Rezende Caputo
10- Jogo didático como ferramenta de ensino – “Evolucartas” - Willians Chaves de Araújo
11- “SEJA O LIBERTADOR”: QUIZ INTERDISCIPLINAR SOBRE A TRAJETÓRIA DE SIMÓN BOLÍVAR - Danielle Barros Fortuna
12- “ÁGUAS DO MEU CAMINHO”: A ANÁLISE DE UM JOGO DIDÁTICO QUE CONTEXTUALIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO, RJ-Michelle Matias Cordeiro, Rosana Souza-Lima, Jean Carlos Miranda
MESA REDONDA DIA 1 (04/08) /NOITE - 18 ÀS 19:30*- GAMEARTE, UNIVERSOS FICCIONAIS (1º dia)
Link (ative o lembrete): https://www.youtube.com/watch?v=ILX7fCrIn6I
• Dr. Edgar Franco (UFG) – PALESTRA: A Aurora Pós-humana: Universos Ficcionais e Pandemia
• MSc. Bruno Mendonça (UFG) – Game Arte- PALESTRA: Games, Arte e Gamearte: Gamespaços Poéticos
• Dr. José Loures (IFSP)- Sexualidade e Games-PALESTRA: Os jogos digitais como vínculo afetivo e sexual: Os desejos, angústias e expectativas para com o Outro
SEGUNDO DIA - JOGOLUDI
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 2 - Dia 05/08 - Atividades lúdicas na educação científica Coord: Ciberpajé Edgar Franco e Gazy Andraus 14 às 17:00* Link da sala da sessão de comunicações orais meet.google.com/muw-oshp-kvw
1- JOGOS E IMAGINÁRIOS NO GAME DESIGN: O USO DE STREAM PARA O ENSINO - Mônica Lima de Faria
2- GaZine - Gazy Andraus
3-Fanzines e cartozines como propostametodológica de ensino interdisciplinar: Relato de experiência no projeto CartoZine - Tâmisa De Jesus Rodrigues, Zuliane Batista Dos Santos
4- HQforismos como exercício prático na disciplina Histórias em Quadrinhos de Autor da FAV/UFG- Ciberpajé Edgar Silveira Franco
5- CIÊNCIA E CULTURA: ATIVIDADES LÚDICAS EM SALA DE AULA- Elidiomar Ribeiro da Silva, Luci Boa Nova Coelho, Vinícius de Menezes Estrela Santiago, Virginia Codá
6- A REALIDADE SOB A PERSPECTIVA DOS FILTROS NO INSTAGRAM: UM ESTUDO TEÓRICO PRÁTICO SOBRE AS INTERAÇÕES HUMANAS ATRAVÉS DOS FILTROS DAS REDES SOCIAIS SOB A ÓTICA DA AURORA PÓS HUMANA DE EDGAR FRANCO- Rennan Pereira Queiroz
7- Cruzadinha Evolutiva: Uma atividade lúdica para abordagem de temas sobre a evolução dos seres vivos - Bianca Oliveira Santos, Dara Cristina de Oliveira Pinheiro, Jamison Carlos da Silva Heitz e Jheniffer de Oliveira Moura
8- HQ’S: A LINGUAGEM QUADRINIZADA NO PROCESSO COMUNICATIVO - Romario Pires de Novaes
9-O MATERIAL EDUCATIVO “APRENDENDO A FAZER QUADRINHOS COM A TURMA DO ÁQUILA”: DO PROCESSO DE CRIAÇÃO À PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE- Áquila Braga Amorim de Almeida,Inês Regina Barbosa de Argôlo
10- CONCEPÇÃO E USO DO JOGO TRAVESSIAS: EXPERIÊNCIA COM OFICINAS FORMATIVAS- LIGIA ROCHA CAVALCANTE FEITOSA
11- A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS LÚDICOS NO ENSINO DE PARASITOLOGIA E DE ZOOLOGIA- Rosana Souza Lima,Michelle Daniele dos Santos Clapp
12- Aprendendo origem da vida e biodiversidade com o jogo Descobrindo a Vida. DIRLEY OLIVEIRA SANTOS, KENNDRA SANTANA PINHEIRO e UALACE SANTOS SILVA
MESA REDONDA DIA 2 (05/08) / NOITE - 18 ÀS 19:30* - FANZINES, ARTEZINES E PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES (2º dia)
Link (ative o lembrete): https://www.youtube.com/watch?v=0kYuRX1YXNU
• Dr. Gazy Andraus (UFG) –PALESTRA: FanzinArte! A paratopia artística dos zines
• Thina Curtis (independente) - PALESTRA: Dona fanzine, dos fanzines às fanzinotecas
• Mestrando Alberto Souza (IFF) - PALESTRA: Zines e Fanzinoteca no contexto do ensino remoto
TERCEIRO DIA - JOGOLUDI
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 3 - Dia 06/08 - Estratégias didáticas adaptadas para pessoas com deficiência e Gamearte e jogos didáticos no ensino. Coord: Guilhermina Bessa e Roberta Seixas 14 às 17:00* Link da sala da sessão de comunicações orais meet.google.com/gyf-iyqv-puf
1- JOGOS PEDAGÓGICOS E TECNOLOGIA ASSISTIVA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - Laura de Oliveira Miranda,GUILHERMINA ELISA BESSA DA COSTA
2- ENSINO DE LIBRAS E A ELABORAÇÃO DA “CÉLULA INCLUSIVA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES E MATERIAIS PEDAGÓGICOS- Larissa Santana da Silva,João Vitor Moraes dos Santos,GUILHERMINA ELISA BESSA DA COSTA
3-A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS - Roberta Seixas,Andrea Montanaro,Prof.ª Dr.ª Denise Maria Margonari Fávaro
4- MODELOS DE PROCESSAMENTO COGNITIVO DE REGRAS DE JOGOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL-João Vitor Leste,Jackeline Lima Farbiarz
5- VOCÊ TEM FOME DE QUÊ? A PRODUÇÃO DE FANZINES NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA E COM JOVENS- Iasmin Viana Paes Mozer,Sara Domiciano De Jesus Gaspar,AMABELA DE AVELAR CORDEIRO
6- HOMEMORIANS O DESAFIO - Dayse Rayane Ferreira da Cunha; Luana dos Santos Gonçalves; Natiele Ferreira dos Santos.
7- A ABORDAGEM DE CÉLULAS-TRONCO ATRAVÉS DE JOGO PEDAGÓGICO COOPERATIVO-Daniela Soledad Pollano Killian,Vinicius dos Santos Moraes
8- AQUA-PEIXE - Gabriella Marins Cassiano Do Nascimento,Rosana Souza-Lima
9-ELABORAÇÃO E USO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DAS ESPECIAÇÕES - Marcela de Souza Limeira, Edgard Francisco Santana Neto, Miriã Figueredo Santos e Tainá Lima dos Santos.
10- POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS - Rachel Cosme Silva dos Santos
11- JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PANDEMIA DA COVID-19- Fabíola Dorneles Inácio, João Marcos Coelho de Oliveira, João Leonardo Violin, Stefani Siscati Mariano
MESA REDONDA DIA 3 (06/08)/ NOITE - 18 ÀS 19:30* - INCLUSÃO E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO (3º dia)
Link (ative o lembrete): https://www.youtube.com/watch?v=rzA1BJSvaCQ
• MSc. Guilhermina Bessa (UNEB) – PALESTRA: Brincar e aprender nas trilhas da educação: Os jogos e a ludicidade nos caminhos da inclusão
• MSc. Daniane Pereira (UFSB) - PALESTRA: Gamificação e suas contribuições para práticas inclusivas
• Drª Mariana Rocha (TU Dublin Computer Science) -PALESTRA: Jogos digitais e a aprendizagem de matemática no ensino fundamental
Para acessar as mesas redondas, curta o canal Ciarte, ative as notificações para acompanhar nossas transmissões: https://www.youtube.com/channel/UCnuWWnrv2ImvcTvGvycq0NA
* Horário de Brasília
(Teremos tradução simultânea das mesas redondas da Equipe de Intérprete de libras: Flávia Constantini de Souza Almeida, Helen Rodrigues de Oliveira, Kerson Kleber Espínola Pereira e Lázaro dos Mares Santos)
O JOGOLUDI tem o apoio da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), Associação Nacional de Pesquisa e Criação de Fanzines (ANZINE), Projeto Fungus Extremus, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Projeto CiArtE (Ciência, Arte e Ensino), JOGOTECA UFSB, Rede Ciência, Arte e Cidadania (Fiocruz), Grupo CRIA Ciber da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fanzinoteca (IFF Macaé/RJ) e Projeto Zoologia Cultural (UNIRIO), e claro, da nossa anfitriã: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)!
Convido vocês a acompanharem nosso Instagram: https://www.instagram.com/jogoludi/
Quer se inscrever para receber certificado como ouvinte? Vai na página do evento: https://www.even3.com.br/jogoludiufsb2021/
Contamos com sua ajuda na divulgação e TE ESPERAMOS LÁ!
VEM JOGAR NO JOGOLUDI!
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