segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Essa semana começa o I Encontro de Jogos, Ludicidade e Inclusão no Ensino (JOGOLUDI)! Confira a programação e como acessar as transmissões!

Essa semana começa o I Encontro de Jogos, Ludicidade e Inclusão no Ensino (JOGOLUDI)! Dias 4, 5 e 6/08 com sessões de comunicações (tarde) e mesas redondas (noite)!

 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO GERAL

 Tarde, 14 às 17:00* sessões de comunicações orais (Google Meet)

Noite, 18 às 19:30* mesas redondas (Canal Ciarte Youtube)

Para acessar as mesas redondas, curta o canal Ciarte, ative as notificações para acompanhar nossas transmissões:  https://www.youtube.com/channel/UCnuWWnrv2ImvcTvGvycq0NA

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS - 4, 5 e 6/08 das 14 às 17:00*

Como vão funcionar as sessões de comunicação? Os vídeos/apresentações serão exibidos no dia da sessão que acontecerá de forma SÍNCRONA, no Google Meet. Ao final da exibição de todo os vídeos teremos uma rodada de discussão/perguntas com os/as autores/as e público.

É obrigatória a presença de pelo menos 01 autor/a apresentador/a na sessão síncrona. 

Haverá lista de presença ao final.

 

PRIMEIRO DIA - JOGOLUDI

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 1- Dia 04/08 - Gamearte e jogos didáticos no ensino Link da sala da sessão de comunicações orais meet.google.com/htj-rfut-pcq  Coord: Danielle Barros 14 às 17:00*

1- MITOS E VERDADES SOBRE O HPV: UMA ABORDAGEM SOBRE PAPILOMA VÍRUS HUMANO ATRAVÉS DE UM JOGO DIDÁTICO- Sabrina dos Santos Arruda, Jean Carlos Miranda

2- DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIDÁTICO “PERFIL – EDUCAÇÃO SEXUAL”- Victória Marçal de Lima Silva,Jean Carlos Miranda

3-AGROFLORESTA GAME: PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA - Ana Flavia Silva Mesquita,Ariane Flávia do Nascimento,Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana

4- EMPODERADAS: A CONSTRUÇÃO DO JOGO- JULIANA BARBOSA E QUEIROZ

5- CHAGAS GAME: CIÊNCIA E ARTE PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA DOENÇA DE CHAGAS - Pedro Henrique Fonseca Veloso,Martha Grasielle Alves Mendes,Maria Cecília Silva Corrêa,Júlia Maria Viana Santana,Rita de Cássia Machado da Rocha,Roberto Rodrigues Ferreira,Tania Cremonini de Araújo-Jorge,THALLYTA MARIA VIEIRA

6- Corrida Evolutiva: Um Instrumento Lúdico para Compreensão de Conceitos Científicos - Ane Cattariny Nossa Lima, Camila Batista Santos, Danielle Luiz, Jaqueline Pessoa Gonzaga, Sana de Jesus Batista.

7- A INTERAÇÃO E FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COM JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS- Patrícia Ingrid Ramos

8- VAMOS FALAR SOBRE AMBIENTES AQUÁTICOS? O JOGO “AQUATIC QUIZ”- Júlia Scarpa de Souza,Gabriella Marins Cassiano Do Nascimento,Letícia de Araujo Chagas,Rosana Souza-Lima,Hellen Jannisy Vieira Beiral

9-ESTRATÉGIAS DE MOTIVAÇÃO NAS OFICINAS DO PIBID ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO-Joyce Gil Da Silva Abade,Daniele Santos dos Anjos,Caroline Rezende Caputo

10- Jogo didático como ferramenta de ensino – “Evolucartas” - Willians Chaves de Araújo

11- “SEJA O LIBERTADOR”: QUIZ INTERDISCIPLINAR SOBRE A TRAJETÓRIA DE SIMÓN BOLÍVAR - Danielle Barros Fortuna

12- “ÁGUAS DO MEU CAMINHO”: A ANÁLISE DE UM JOGO DIDÁTICO QUE CONTEXTUALIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO, RJ-Michelle Matias Cordeiro, Rosana Souza-Lima, Jean Carlos Miranda



MESA REDONDA DIA 1 (04/08) /NOITE - 18 ÀS 19:30*- GAMEARTE, UNIVERSOS FICCIONAIS (1º dia)

Link (ative o lembrete): https://www.youtube.com/watch?v=ILX7fCrIn6I

• Dr.  Edgar Franco (UFG) – PALESTRA: A Aurora Pós-humana: Universos Ficcionais e Pandemia

• MSc.  Bruno Mendonça (UFG) – Game Arte- PALESTRA:  Games, Arte e Gamearte: Gamespaços Poéticos

• Dr. José Loures (IFSP)- Sexualidade e Games-PALESTRA: Os jogos digitais como vínculo afetivo e sexual: Os desejos, angústias e expectativas para com o Outro



SEGUNDO DIA - JOGOLUDI

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 2 - Dia 05/08 - Atividades lúdicas na educação científica Coord: Ciberpajé Edgar Franco e Gazy Andraus 14 às 17:00* Link da sala da sessão de comunicações orais  meet.google.com/muw-oshp-kvw

1- JOGOS E IMAGINÁRIOS NO GAME DESIGN: O USO DE STREAM PARA O ENSINO - Mônica Lima de Faria

2- GaZine - Gazy Andraus

3-Fanzines e cartozines como propostametodológica de ensino interdisciplinar: Relato de experiência no projeto CartoZine - Tâmisa De Jesus Rodrigues, Zuliane Batista Dos Santos

4- HQforismos como exercício prático na disciplina Histórias em Quadrinhos de Autor da FAV/UFG- Ciberpajé Edgar Silveira Franco

5- CIÊNCIA E CULTURA: ATIVIDADES LÚDICAS EM SALA DE AULA- Elidiomar Ribeiro da Silva, Luci Boa Nova Coelho, Vinícius de Menezes Estrela Santiago, Virginia Codá

6- A REALIDADE SOB A PERSPECTIVA DOS FILTROS NO INSTAGRAM: UM ESTUDO TEÓRICO PRÁTICO SOBRE AS INTERAÇÕES HUMANAS ATRAVÉS DOS FILTROS DAS REDES SOCIAIS SOB A ÓTICA DA AURORA PÓS HUMANA DE EDGAR FRANCO- Rennan Pereira Queiroz

7- Cruzadinha Evolutiva: Uma atividade lúdica para abordagem de temas sobre a evolução dos seres vivos - Bianca Oliveira Santos, Dara Cristina de Oliveira Pinheiro, Jamison Carlos da Silva Heitz e Jheniffer de Oliveira Moura

8- HQ’S: A LINGUAGEM QUADRINIZADA NO PROCESSO COMUNICATIVO - Romario Pires de Novaes

9-O MATERIAL EDUCATIVO “APRENDENDO A FAZER QUADRINHOS COM A TURMA DO ÁQUILA”: DO PROCESSO DE CRIAÇÃO À PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE- Áquila Braga Amorim de Almeida,Inês Regina Barbosa de Argôlo

10- CONCEPÇÃO E USO DO JOGO TRAVESSIAS: EXPERIÊNCIA COM OFICINAS FORMATIVAS- LIGIA ROCHA CAVALCANTE FEITOSA

11- A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS LÚDICOS NO ENSINO DE PARASITOLOGIA E DE ZOOLOGIA- Rosana Souza Lima,Michelle Daniele dos Santos Clapp

12- Aprendendo origem da vida e biodiversidade com o jogo Descobrindo a Vida. DIRLEY OLIVEIRA SANTOS, KENNDRA SANTANA PINHEIRO e UALACE SANTOS SILVA

 


MESA REDONDA DIA 2 (05/08) / NOITE -  18 ÀS 19:30* - FANZINES, ARTEZINES E PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES (2º dia)

Link (ative o lembrete): https://www.youtube.com/watch?v=0kYuRX1YXNU

• Dr.   Gazy Andraus (UFG) –PALESTRA: FanzinArte! A paratopia artística dos zines

• Thina Curtis (independente) - PALESTRA: Dona fanzine, dos fanzines às fanzinotecas

• Mestrando  Alberto Souza (IFF) - PALESTRA: Zines e Fanzinoteca no contexto do ensino remoto

 


TERCEIRO DIA - JOGOLUDI

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 3 - Dia 06/08 - Estratégias didáticas adaptadas para pessoas com deficiência e Gamearte e jogos didáticos no ensino. Coord: Guilhermina Bessa e Roberta Seixas 14 às 17:00* Link da sala da sessão de comunicações orais  meet.google.com/gyf-iyqv-puf 

1- JOGOS PEDAGÓGICOS E TECNOLOGIA ASSISTIVA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - Laura de Oliveira Miranda,GUILHERMINA ELISA BESSA DA COSTA

2- ENSINO DE LIBRAS E A ELABORAÇÃO DA “CÉLULA INCLUSIVA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES E MATERIAIS PEDAGÓGICOS- Larissa Santana da Silva,João Vitor Moraes dos Santos,GUILHERMINA ELISA BESSA DA COSTA

3-A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS - Roberta Seixas,Andrea Montanaro,Prof.ª Dr.ª Denise Maria Margonari Fávaro

4- MODELOS DE PROCESSAMENTO COGNITIVO DE REGRAS DE JOGOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL-João Vitor Leste,Jackeline Lima Farbiarz

5- VOCÊ TEM FOME DE QUÊ? A PRODUÇÃO DE FANZINES NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA E COM JOVENS- Iasmin Viana Paes Mozer,Sara Domiciano De Jesus Gaspar,AMABELA DE AVELAR CORDEIRO

6- HOMEMORIANS O DESAFIO - Dayse Rayane Ferreira da Cunha; Luana dos Santos Gonçalves; Natiele Ferreira dos Santos.

7- A ABORDAGEM DE CÉLULAS-TRONCO ATRAVÉS DE JOGO PEDAGÓGICO COOPERATIVO-Daniela Soledad Pollano Killian,Vinicius dos Santos Moraes

8- AQUA-PEIXE - Gabriella Marins Cassiano Do Nascimento,Rosana Souza-Lima

9-ELABORAÇÃO E USO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DAS ESPECIAÇÕES - Marcela de Souza Limeira, Edgard Francisco Santana Neto, Miriã Figueredo Santos e Tainá Lima dos Santos.

10- POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS - Rachel Cosme Silva dos Santos

11- JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PANDEMIA DA COVID-19- Fabíola Dorneles Inácio, João Marcos Coelho de Oliveira, João Leonardo Violin, Stefani Siscati Mariano



MESA REDONDA DIA 3 (06/08)/ NOITE - 18 ÀS 19:30*  - INCLUSÃO E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO (3º dia) 

Link (ative o lembrete): https://www.youtube.com/watch?v=rzA1BJSvaCQ

• MSc. Guilhermina Bessa (UNEB) – PALESTRA: Brincar e aprender nas trilhas da educação: Os jogos e a ludicidade nos caminhos da inclusão

• MSc.  Daniane Pereira (UFSB) - PALESTRA: Gamificação e suas contribuições para práticas inclusivas

• Drª  Mariana Rocha (TU Dublin Computer Science) -PALESTRA: Jogos digitais e a aprendizagem de matemática no ensino fundamental

 

Para acessar as mesas redondas, curta o canal Ciarte, ative as notificações para acompanhar nossas transmissões:  https://www.youtube.com/channel/UCnuWWnrv2ImvcTvGvycq0NA

* Horário de Brasília

 (Teremos tradução simultânea das mesas redondas da Equipe de Intérprete de libras: Flávia Constantini de Souza Almeida, Helen Rodrigues de Oliveira, Kerson Kleber Espínola Pereira e Lázaro dos Mares Santos)


O JOGOLUDI tem o apoio da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), Associação Nacional de Pesquisa e Criação de Fanzines (ANZINE), Projeto Fungus Extremus, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Projeto CiArtE (Ciência, Arte e Ensino), JOGOTECA UFSB, Rede Ciência, Arte e Cidadania (Fiocruz), Grupo CRIA Ciber da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fanzinoteca (IFF Macaé/RJ) e Projeto Zoologia Cultural (UNIRIO), e claro, da nossa anfitriã: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)!

 

Convido vocês a acompanharem nosso Instagram: https://www.instagram.com/jogoludi/

 Quer se inscrever para receber certificado como ouvinte? Vai na página do evento: https://www.even3.com.br/jogoludiufsb2021/

 Contamos com sua ajuda na divulgação e TE ESPERAMOS LÁ!

 VEM JOGAR NO JOGOLUDI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário