domingo, 28 de fevereiro de 2016

Parem de afirmar que o conceito de empoderamento foi elaborado por Paulo Freire!

Desde que adentrei a vida acadêmica e pude conhecer a bibliografia de Paulo Freire, essas leituras tem me acompanhado sempre, da graduação ao doutorado. São pensamentos libertadores, conceitos importantes que nos ajudam não só a pautar bases teóricas de nossas pesquisas, mas também para ampliar nosso olhar sobre a vida. 
Em 2011 tive a honra de assistir a uma palestra da Nita Freire, esposa do Paulo Freire em um evento do IOC (Fiocruz) em que ela abordou sobre a atualidade do pensamento de Freire na contemporaneidade. Depois da maravilhosa palestra, pude papear com ela, e uma das coisas que me chamou atenção foi quando ela disse que o conceito de empoderamento NÃO foi descrito nem utilizado por ele, ela ainda me perguntou "você já leu sobre empoderamento em algum livro escrito por ele?". Fiquei pensativa e recorri aos livros: não achei em nenhum deles!
De forma recorrente tenho visto em vídeos, postagens de internet, e até em dissertações e teses, afirmações de que o conceito de empoderamento foi abordado por Freire. Porém a ideia de empoderamento não coaduna com o conceito de dialogismo proposto por ele.
Hoje eu ví um video de uma "youtuber" com mais de 20 mil views em que ela fala com todas as letras que o conceito foi elaborado por Freire...uma disseminação de informação equivocada, um verdadeiro desserviço. Mas é apenas um exemplo, dentre inúmeros que tenho acompanhado ao longo dos anos. Mas o que mais assusta é ver pesquisadores/as reproduzindo uma ideia errada, o que denota que não estão pesquisando a fonte, algo essencial nos estudos acadêmicos e credibilidade científica. 
Quem sabe um dia eu elaboro um texto mais profundo abordando esse tema, mas por ora compartilho aqui minha preocupação com a disseminação equivocada sobre esse conceito atribuído a Freire, e espero que esta postagem seja um mote para que haja maior aprofundamento na investigação conceitual do assunto. Reproduzo aqui um post que fiz em meu Facebook:

"Paulo Freire deve se revirar no túmulo toda vez que alguém, sobretudo quem se diz pesquisador/a afirma que o conceito de "empoderamento" foi abordado por ele. Eu assisti a uma palestra da Nita Freire, companheira de Freire em um evento na Fiocruz e ela disse em alto e bom som "gente, parem de atribuir o conceito de empoderamento a Paulo Freire, em nenhum livro ele escreveu isso!"
Uma coisa é pegar as teorias de Freire e fazer uma aproximação com conceito de empoderamento, outra é afirmar que ELE tratava disso ou elaborou tal conceito!
Inclusive Nita Freire alertou nesta palestra que a ideia de empoderamento é contrária a de dialogismo freireano, pois enquanto uma preconiza uma assimetria de poder, a ideia de dialogismo vislumbra uma busca por "igualdade". Mais cautela com os discursos sloganizados." Danielle Barros


Fotos de Gutemberg Brito

Se alguém discorda do post e quiser deixar nos comentários o nome do livro ou texto em que Paulo Freire escreveu - ele mesmo - sobre "empoderamento", favor compartilhar conosco. 
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário