quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Em matéria no site institucional da UFG pesquisa pioneira sobre HQforismos realizada por Edgar Franco e Danielle Barros é citada

Em matéria de destaque no site institucional da Universidade Federal de Goiás, o prof. Edgar Franco fala de suas pesquisas e criações em quadrinhos e a matéria destaca sobre pesquisa pioneira dos HQforismos (quadrinhos aforísticos) conduzida por Franco e Barros. Confira a matéria no LINK.
A pesquisa sobre HQforismos também foi citada em matéria no Jornal Diário da Manhã, leia também aqui.

Trecho da matéria:
"HQtrônicas e HQforismos
Em 1996 o professor iniciou suas investigações sobre quadrinhos na internet. Desenvolve desde então uma pesquisa pioneira no mundo sobre essa intermídia que resultou no lançamento do livro HQtrônicas: do suporte papel à rede Internet, com duas edições publicadas. O livro tornou-se referência nacional e já foi citado em mais de cem pesquisas em todo o país, entre artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado.
O termo HQtrônicas, que já está sendo considerado em livros didáticos, foi criado pelo professor para nomear os quadrinhos que incluem novos elementos como sons, trechos animados e narrativa multilinear. Outro termo novo que também já começou a ser utilizado por artistas e outros pesquisadores é o neologismo HQforismo, fruto das pesquisas de Edgar Franco em parceria com a professora Danielle Barros (Fiocruz/RJ) e usado para denominar uma nova forma narrativa que une elementos dos quadrinhos às sentenças aforísticas."
Captura de tela do site UFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário