Danielle Barros*
Hoje é o dia do Quadrinho Nacional! Escolhi essa foto em que estou muito chique em uma mesa de sessão de autógrafos e lançamentos no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos ao lado do Ciberpajé Edgar Franco onde lançamos Sibilante revista em quadrinhos! Já me sinto parte do quadrinho nacional, desde 2012 (com HQ educativa sobre tuberculose e meu primeiro zine) tenho criado bastante, de forma independente e autoral e muito mais virá ainda, 2016 só está começando! Parabéns e todos/as os/as quadrinhistas neste dia! |
Em 1984, o dia 30 de janeiro foi escolhido pela Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) para comemorarmos o Dia do Quadrinho Nacional. Esta data foi escolhida simbolicamente porque foi quando Ângelo Agostini (italiano radicado no Brasil) publicou o que é considerado o surgimento de um primeiro personagem fixo de quadrinhos no Brasil: "As Aventuras de Nhô Quim", no jornal Vida Fluminense.
Desde então o país se encantou com as mais diversas formas, traços, roteiros e estórias narradas nessa arte ímpar, as Histórias em Quadrinhos!
Contudo, o quadrinho nacional é muito mais do que a produção do mainstream, e é importante ressaltar a grande contribuição artística e cultural das HQs de autor, independentes e underground.
Ademais vale destacar o impressionante crescimento exponencial das pesquisas sobre HQ na área acadêmica, em diversas disciplinas sempre propondo importantes reflexões e perspectivas teóricas e metodológicas, e com isso novos eventos - congressos, festivais, colóquios, seminários, entre outros - tem surgido em diversos pontos do país, mixando a arte sequencial e a vida sob a ótica da Filosofia, História, Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Física, Religião, Semiologia, Ocultismo, Educação, etc.
Neste dia do QUADRINHO NACIONAL minha homenagem a todos/as os/as quadrinhistas, roteiristas, desenhistas, leitreristas, artefinalizadores/as, pesquisadores/as, fanzineiros/as e tantas outras expertises desse mundo fascinante, empolgante e difícil que é produzir e circular quadrinhos no Brasil!
Referências:
BRAGA, M.N. O Dia do Quadrinho Nacional e seus 145 anos de história. YahooNotpicias [on line]. 30/01/2014.
NARANJO, M. Quadrinhos nacionais comemoram 145 anos hoje. UniversoHQ [online], 30/01/2014.
BRAGA, M.N. O Dia do Quadrinho Nacional e seus 145 anos de história. YahooNotpicias [on line]. 30/01/2014.
NARANJO, M. Quadrinhos nacionais comemoram 145 anos hoje. UniversoHQ [online], 30/01/2014.
Texto postado originalmente na página do facebook Biocyberdrama Saga em janeiro de 2014.
Eu com minha revista Sibilante no FIQ 2015 |
|
*Danielle Barros é IV Sacerdotisa na Aurora Pós-humana, Doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ) - bolsista CAPES/Plano Brasil sem Miséria, Mestre em Ciências - Programa de Pós-graduação em Informação, Comunicação e Saúde do ICICT/FIOCRUZ, e Bióloga pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário