quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Cobertura do III Fórum de Pesquisadores em Arte Sequencial, veja como foi! por IV Sacerdotisa

Chegando em Goiâniaaa!!!

A terceira edição do III Fórum de Pesquisadores em Arte Sequencial (III FNPAS), que teve o tema "A Arte dos quadrinhos" aconteceu entre os dias 21 a 23 de outubro. Foram mais de 60 comunicações apresentadas em grupos de trabalho, 2 mesas redondas com a participação de pesquisadores de respaldo nacional e internacional, lançamentos de livros e quadrinhos, Oficinas de criação de HQforismos e oficina de zines, performance do grupo Posthuman Tantra e também uma exposição de quadrinhos fruto de pesquisa sobre a linguagem experimental dos HQforismos desenvolvida no grupo de pesquisa Criação e Ciberarte (com curadoria de Edgar Franco, Danielle Barros e Cátia Baldoino).
O III FNPAS foi uma iniciativa da Associação Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial em parceria com o Grupo de pesquisa Criação e Ciberarte (UFG),  contando com o apoio do Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da FAV/UFG.
A coordenação geral do evento foi comandada pelo prof. Dr. Edgar Franco, o Ciberpajé e como vice coordenadora Cátia Ana Baldoino.
O primeiro FNPAS aconteceu em 2012 em Leopondina (MG), o segundo foi em 2014 em São Leopoldo (RS) e o próximo será daqui a dois anos, em 2018 com local a ser divulgado.

Falada a introdução sobre o evento, agora vou falar sobre como foi o IIIFNPAS, lembrando que a cobertura completa foi postada AQUI.


Dia 21/10 – sexta – ABERTURA



Exposição de HQforismos

A abertura do III FNPAS começou às 18:30 com a exposição 'HQforismos', de curadoria do Edgar Franco, Cátia Ana Baldoino da Silva e Danielle Barros Fortuna. Veja algumas imagens:

(Foto Danielle Barros)

 (Foto Danielle Barros)

 (Foto Danielle Barros)

 (Foto Danielle Barros)

 (Foto Danielle Barros)

(Foto Danielle Barros)


(Foto Danielle Barros)


Oficina de HQforismos

8:00 às 12:00 – Oficina de HQforismos – Ministrada pela Prof. Msc. Danielle Barros (Doutoranda da Fiocruz/RJ)

Banner divulgação

A oficina de HQforismos foi ministrada por Danielle com monitoria da Isabela Pistelli, e consistiu em falar teoricamente sobre o que são os HQforismos e propor a criação de HQforismos pelos participantes. A oficina foi excelente! Tivemos cerca de 13 participantes, com estudantes desde o ensino médio à pós-graduação, e alunos de cursos das mais diversas áreas: história, educação, ciências, artes visuais, entre outros. 
Na primeira parte da oficina abordamos aspectos teóricos sobre o que é aforismo, o que é história em quadrinhos, origens, tipos, quadrinho comercial e quadrinho de autor, quadrinhos poético-filosóficos, até chegarmos nos HQforismos. 
Confira fotos da oficina de HQforismos:

 (Foto de Ana Paula)

 (Foto de Ana Paula)

Depois de discutir algumas questões referentes às suas características, tivemos a parte criativa com a criação de HQforismos pelos participantes!

 (Foto Danielle Barros)

 (Foto Danielle Barros)

 (Foto Danielle Barros)

 (Foto Danielle Barros)

 (Foto Danielle Barros)

 (Foto Danielle Barros)

(Foto Danielle Barros)

Por fim, avaliaram a oficina, eis alguns relatos (todas as avaliações estarão disponíveis na postagem específica sobre a oficina):

"Cheguei como curioso e leigo no assunto e fui surpreendido com um tema que já era próximo ao meu cotidiano. Gostei bastante da didática por ser direta e bem clara e com uma proposta prática e simples. Achei bem legal a empolgação da palestrante da oficina com o tema proposto" (Participante)

"Achei a oficina extremamente interessante. Gostei do fato de ter ampliado meu panorama teórico e gostei da parte criativa, algo que nunca fiz. O tempo, como foi comentado, foi pouco, porque acho que a exposição teórica poderia ser maior e mais detalhada. Acredito que esse foi o único ponto negativo. No final, o saldo foi extremamente positivo pra mim" (Participante)

"Foi excelente, parte teórica e prática, pena que não teve mais tempo para parte de criação, mas foi excelente mesmo" (Participante)

"A oficina foi inspiradora! Ainda que a tela das exposições das referências imagéticas foi pequena, a apresentação se sobressaiu ressaltando as virtudes dos gestos. Ampliou minha vontade de seguir produzindo e buscar mais obras autorais" (Participante)

HQforismos criados pelos participantes!
(Foto Danielle Barros)

Os HQforismos criados durante a oficina serão publicados em um fanzine que está sendo montado e será disponibilizado digitalmente, em breve mais informações.

Teve também a oficina de fanzines ministrada pelo Alberto Souza, Beralto, participei de uma parte da oficina como ouvinte, foi excelente!


Apresentações das comunicações orais - GTs

8:30 às 12:00 – 14:00 às 17:30 – GTs com apresentação de trabalhos.

O III FNPAS recebeu mais de 70 resumos e teve cerca de 60 apresentações acontecendo durante todo o dia 22/10. As abordagens conceituais dos trabalhos apresentados perpassaram: a relação do artista com a obra e /ou mercado; as criações de artistas que se apropriam da linguagem dos quadrinhos; o quadrinho como arte; processos de criação em quadrinhos; história dos quadrinhos; interseções entre HQs e outras mídias e/ou formas artísticas, HQ e educação, e outros temas correlatos com escopo a arte e as múltiplas visualidades. 
Apresentei um trabalho sobre abordagem CTS (Ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de ciências através da criação de um fanzine de quadrinhos com tema zika, dengue e chikungunya pelas alunas da Universidade Federal do Sul da Bahia.
Confiram algumas fotos tiradas durante as apresentações:
 (Foto Raoni Julian)

  (Foto Raoni Julian)

Lançamentos

17:30 às 20:00 – Lançamentos de livros, revistas e fanzines.

Esse foi um momento especial em que os autores e autoras puderam expor e falar diretamente com o público sobre seus trabalhos e autografar. 
Participaram artistas com todo tipo de produção criativa: quadrinhos, DVDs, CDs, revistas, fanzines, livros digitais, etc. 
Foi um momento de grande descontração e interação entre autores/as e público. 
Zines lançados de minha autoria:


Confira algumas fotos tiradas por Gazy Andraus e Danielle Barros:


  Olha que LINDA! A segunda edição de Biocyberdrama Saga de Edgar Franco e Mozart Couto lançada durante o III FNPAS, veja aqui um post exclusivo sobre este lançamento!


















Disponibilizamos aqui a lista com os lançamentos no III FNPAS: https://forumaspasgoiania.files.wordpress.com/2016/10/lanc3a7amentos-iii-fnpas-3.pdf
atividades e programação



Mesa de encerramento
No último dia, agora com energia elétrica, das 10:00 às 12:00 tivemos a Mesa de Fechamento intitulada: “HQ Autoral & HQ comercial: Tangenciamentos”, com os convidados Prof. Dr. Gazy Andraus, (FIG-UNIMESP) e Prof. Dr. Amaro Braga (UFAL) e como mediador o Prof. Dr. Ademir Luiz da Silva(UEG), uma mesa com tema extremamente interessante e um tanto controverso. Veja algumas fotos:


Eu e Ana Paula

Mesa (e cadeira) de encerramento!
(foto Priscila Freire)

Detalhes...

Outras coisinhas importantes que gostaria de ressaltar: 

ELAS: As lindas bolsas do evento e a ideia da reutilização de materiais! As bolsas foram frutos da parceria com o curso Design de Moda da UFG, achei incrível!

Ideia linda, criativa e sustentável!
(foto Danielle Barros)

O conteúdo das bolsas: zines (incluindo o meu, Criar Cura e Gibio) tudo feito com muito carinho
(foto Danielle Barros)

(foto Danielle Barros)
O difícil foi escolher uma!

O folder com a programação e informações sobre alimentação, táxi, o que fazer na cidade, etc., sensacional:

(foto Danielle Barros)

 Aqui  duaspostagens ressaltando tanto as bolsas quanto a qualidade do lanche oferecido nos coffee break´s, hummm:

(postagens de Amaro Braga)

Recepção sempre calorosa e divertida desses lindos

Conhecer o Restaurante Universitário e a turma que nos atendeu tão bem lá!

Importante: Certificados recebidos na hora :) O lattes agradece
(Foto Danielle Barros)

Linda Goiânia, estar aqui é sempre bom!

Finalizando...

O evento foi incrível, a energia das pessoas era muito boa, a organização foi impecável! 
E mesmo com o problema da falta de energia (algo imprevisível que atingiu diversas partes da cidade e não estava na alçada da organização do evento resolver), as atividades transcorreram normalmente dentro do que foi possível, e foi MUITO produtivo. 
Agradecemos a proatividade, boa vontade e alto astral dos participantes do III FNPAS!! 
Foi gratificante poder apresentar e ver trabalhos pertinentes, participar das discussões, ter novas ideias, estabelecer novas parcerias, participar das oficinas, sem contar que é sempre uma alegria reecontrar todos vocês!
O próximo FNPAS será realizado em 2018, mas antes teremos o III Entre ASPAS que vai acontecer em Leopoldina, entre os dias 25 e 27 de maio de 2017!

Deixo meus parabéns ao Ciberpajé, à Cátia Ana e a todo pessoal da coordenação, incluindo os brilhantes monitores e monitoras, alunos da UFG! Também sou grata por ter ajudado na organização deste evento maravilhoso!

Pose acadêmica com parte da turma do ASPAS no último dia do III FNPAS! 
Valeu galera!

Além do FNPAS ainda participei do Encontro Social Pagãozinho no Bosque dos Buritis, levando meus zines e falando sobre vida e criações, veja como foi neste POST!

Continue acompanhando informações sobre o III FNPAS aquihttps://forumnacionalaspas.wordpress.com/

Para baixar o Caderno de resumos completo:

Acompanhe nossa página no facebook https://www.facebook.com/IIIFNPAS/?fref=ts

Texto e seleção de imagens: Danielle Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário