segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Matéria publicada na página oficial do projeto Ifanzine destaca participação do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa no Toten-Zine durante inauguração da Fanzinoteca - Confira!

O Dia Nacional do Fanzine este ano contou com um acontecimento importante para a cena fanzineira. Foi inaugurada na última quarta-feira, 11 de outubro, a " Fanzinoteca IFF Macaé", uma iniciativa do IFANZINE, projeto de Extensão do Instituto Federal Fluminense! (divulgamos no blog do Ciberpajé sobre a inauguração neste post!) 
Em uma matéria publicada hoje no blog oficial do projeto, é possível conferir a cobertura completa sobre a inauguração, desta que é a primeira FANZINOTECA pública no interior do estado do Rio! 

Captura de tela do Blog Oficial do Projeto Ifanzine

No texto foi destacada a participação do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa através do TOTEN-ZINE, um aparato audiovisual reciclado que visa difundir vídeos do universo dos fanzines!

Conforme o trecho da matéria:

"Houve ainda a inauguração do aparato audio-visual produzido pela equipe organizadora com material reaproveitado, e que foi denominado TOTEN-ZINE - um display em formato de caixa de auto-atendimento bancário, contendo zines ofertados gratuitamente, enquanto um monitor de vídeo exibiu um audiovisual produzido pelos artistas Edgar Franco, o Ciberpajé e Danielle Barros, a IV Sacerdotiza, no qual criam um HQforismo especialmente para demonstrar o processo criativo deste sub-gênero dos quadrinhos poético-filosóficos. Os dois, pesquisadores renomados e referências entre os autores de quadrinhos independentes de inspiração poético-filosóficos, participaram juntamente com Gazy Andraus da produção do zine Café Filosófico 2, que marcou a estreia do TOTEN-ZINE que, segundo Beralto, coordenador da Fanzinoteca, será um recurso para disponibilizar, além dos fanzines que sejam enviados para o acervo, materiais audiovisuais produzidos pelos artistas que se interessem em divulgar sua obra e processo criativo para os visitantes da Fanzinoteca".

Captura de tela do Blog Oficial do Projeto Ifanzine

O Toten-Zine teve como vídeo inaugural o clipe criado elo Ciberpajé Edgar Franco e pela IV Sacerdotisa Danielle Barros intitulado "Criando um HQforismo em parceria" - retratando o processo criativo completo de criação de um HQforismo. Veja o vídeo do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa criando um HQforismo abaixo:


Esse vídeo mostra o toten funcionando durante a inauguração em 11 de outubro de 2017 e foi filmado pelo mentor da fanzinoteca, Beralto. Assista o toten-zine em ação, abaixo:


De acordo com o site: 

"A Fanzinoteca IFF Macaé informará em breve os dias e horários de atendimento, mas estará permanentemente aberto a visitações mediante agendamento prévio, inclusive para promoções de oficinas, minicursos e lançamento de publicações". 

Segundo Alberto de Souza (Beralto), coordenador da Fanzinoteca:

"O espaço representa uma nova fase do projeto IFanzine, pois corporifica o acolhimento do fanzine no Instituto Federal Fluminense, uma vez que temos construído ao longo de 4 anos a inserção da prática da fanzinagem na sala de aula e em ações de extensão, por meio de parceria com professores, que vêm reconhecendo este suporte das revistas de fã como um mecanismo de estímulo à produção textual e mesmo como processo avaliativo. Por sua vez os estudantes têm respondido com entusiasmo na medida em que percebem os predicados da mídia tátil como detentora de atributos únicos e a interação presencial que ela oportuniza - uma vivência ímpar, que a dinâmica das redes sociais não consegue suprir plenamente. Ver de perto um autor com sua revista artesanal e independente, desprovida das amarras comerciais, provoca identificação junto ao jovem que se vê motivado a fazer sua revista também e a explorar seu potencial criativo".

Uma iniciativa incrível no contexto da arte-educação, que estimula a produção autoral de educandos e educadores em que os fanzines são usufruídos como uma mídia privilegiada de informação e auto expressão artística e poética!

Envie seus fanzines e saiba mais sobre a Fanzinoteca IFF Macaé nesse link.

Leia a matéria completa aqui: http://iffanzine.blogspot.com.br/2017/10/inauguracao-da-fanzinoteca-iff-macae.html

* Texto postado originalmente no blog A arte do CIberpajé