O prof. Dr. Edgar Franco (FAV/UFG), sua orientanda de iniciação científica Natasha Hoshino e eu estamos desenvolvendo uma pesquisa pioneira sobre quadrinhos com interface em aforismos, os HQforismos.
O grupo de pesquisa “Criação e Ciberarte”(CRIA_CIBER) é coordenado por Edgar Franco, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuaisda UFG. Ele envolve pesquisadores da Universidade Federal de Goiás e de outras instituições do país como Unesp, Unimesp e Fiocruz (RJ). Entre os objetivos gerais do grupo estão a análise dos processos e procedimentos criativos envolvidos na geração de poéticas contemporâneas de base tecnológica e/ou transmidiática destacando os múltiplos processos de convergência midiática e suas implicações estéticas e poéticas; e o desenvolvimento prático de poéticas artísticas tecnológicas e/ou transmidiáticas. Também oestudo das relações entre o transumano, o pós-humano, a tecnognose e as artes, e das linguagens intermídia e narrativas transmídia, envolvendo a prática artística em linguagens múltiplas e suportes diversos como: HQtrônica, histórias em quadrinhos, HQforismo, animação, vídeo e animação interativa, gamearte, web arte, instalação interativa, música digital, cinema expandido, performance multimídia, arte robótica, arte computacional, arte telemática, artes das realidades virtuais, arte da telepresença, bioarte, vida artificial, e ficção científica.
Como parte dos objetivos da pesquisa sobre HQforismos, estamos realizando um mapeamento das criações de HQforismos no Brasil e entrevistando criadores/pesquisadores. Eu fui entrevistada pela Natasha Hoshino!
A entrevista está publicada em 2 partes, confira nos links:
PARTE 1 http://www.hqforismo.com/#!Entrevista-com-Danielle-Barros-parte-1/cmbz/573e3a590cf28fa13af788b0
PARTE 2 http://www.hqforismo.com/#!Entrevista-com-Danielle-Barros-parte-2/cmbz/5741dd920cf2cf530c8c9512
Nenhum comentário:
Postar um comentário