terça-feira, 7 de agosto de 2018

Livro de Danielle Barros é selecionado para compor a noite de lançamentos e autógrafos durante as 5as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da USP

Capa do livro. Arte Edgar Franco

Em e-mail enviado 31 de julho de 2018, a Comissão de Organização das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos informou a lista de livros já selecionados pela curadoria para lançamento e sessão de autógrafos das 5as. Jornadas Internacionais de HQs, e o livro "Agartha: Símbolos e Mitos nos Quadrinhos Poético-Filosóficos" sobre a obra do Ciberpajé Edgar Franco está entre os aprovados!
A noite de lançamentos será dia 23 de agosto, das 19:15 às 20:15 (sala Egon Schaden na ECA/USP).


Release - LIVRO "Agartha: símbolos e mitos nos quadrinhos poético-filosóficos"


Agartha é um álbum em quadrinhos do gênero poético-filosófico criado por Edgar Franco e publicado pela editora Marca de Fantasia em 1998, com segunda edição publicada em 2002. Esse gênero genuinamente brasileiro tem como duas de suas características principais: a intencionalidade poética e filosófica; e a inovação na linguagem quadrinhística. Trata-se de uma obra singular concebida como uma reflexão fantástico filosófica que questiona a concepção arquetípica de paraíso/éden existente em diversas religiões ao redor do mundo, como no Cristianismo, Judaísmo e Maometanismo. O álbum investe no potencial poético e experimental das HQs poético filosóficas, e em múltiplas simbologias alquímicas e esotéricas. Este livro objetiva apresentar aspectos simbólicos e míticos presentes no texto e arte de Agartha, assim como as reflexões filosóficas propostas sobre a concepção de um éden transcendente e os dilemas existenciais que envolvem essa concepção fundamentadas segundo conceitos filosóficos de Jung, com algumas referências a Chauí, Blavatsky e Chardin. Para Edgar Franco, Danielle Barros debruçou-se sagazmente sobre cada uma das páginas da obra, investigando os símbolos pregnantes e suas conexões com a narrativa em Agartha. Desvendando elementos sutis com uma excelente e sintética fundamentação teórica, trazendo luz a muitos aspectos herméticos da história e renovando o interesse de futuros leitores e pesquisadores dos quadrinhos poético-filosóficos. 

SERVIÇO:
Agartha: símbolos e mitos nos quadrinhos poético-filosóficos 
Danielle Barros 
Paraíba: Marca de Fantasia, 2018. 
88p. 14x20cm. R$ 25,00

Em breve novas informações. Espero todos vocês nesse lindo evento!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário