quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Breve entrevista concedida ao site Craft Comics sobre o lançamento do meu Sketch Book pela Editora Criativo, confira!



Entrevista Danielle Barros IV Sacerdotisa
Conte-nos sobre o que encontraremos no seu álbum.

Expressões do inconsciente, do feminino, do sagrado, do universo cósmico, do microcosmo interior, da complementaridade dos opostos, as sombras e os nigredos, o êxtase e a luz de Ser.

Quais são as suas principais influências (obras, autores e artistas que lhe inspiram)?

Minhas ilustrações abordam o sagrado e o feminino, tem como inspirações os/as artistas: Akiane Kramarik, Albert Aublet, Alejandro Jodorowsky, Alex Grey, Alfredo Rodriguez, Alice Mason, Alphonse Mucha, Amanda Sage, Autumn Skye ART, Boris Vallejo, Clarice Lispector, Drª Clarissa Pinkola Estes, Ciberpajé Edgar Franco, Emily Balivet, Enya, Eva Ruiz, Fernando Pessoa, Gazy Andraus, Jessica Galbreth, Lucy Campbell, Manara, Mark Henson, Mozart Couto, Nata's Art, Osho, Pamela Matthews, Rik Lee Illustration, S. Sava, Sharon Irla, entre outros. Inspiro-me também na estética da art noveau, das iluminuras medievais, zetangle, era vitoriana, arte gótica, arte sacra, tenho ainda como influência o xamanismo, cultura celta, paganismo e tradições indígenas.

Sabemos que o mercado voltado para a arte é complicado, e por isso, nós artistas temos que manter o equilíbrio entre o trabalho de ilustrador e outras responsabilidades. Como foi a sua rotina durante a criação do seu SketchBook?

Tento fugir de “rotinas”, desenhar para mim sempre foi a mais pura expressão do meu íntimo, que surge nos mais diferentes lugares, situações e contextos. Eu desenho desde pequena, mas abandonei essa arte por anos, retomei em 2014, e nesta edição do meu Sketch Book Custom tem apenas uma parte da minha prolífica produção nesse tempo (2014-2017). Posso dizer que apesar das demandas da vida, de mãe, esposa, pós-graduação (mestrado e doutorado), trabalhos diversos, consegui criar muito (capas de livros; fanzines; histórias em quadrinhos; HQforismos; ilustrações veiculadas em sites, matérias, ebooks; calendários lunares; pôsteres;  etc.), e na verdade, foi por estar criando que consegui encontrar uma cura interior em meio ao caos cotidiano. Criar Cura!

O que você acha que falta para o mercado de artes nacionais se consolidar?

Sinceramente não entendo nada de mercado e não saberia responder esta pergunta. O que eu sei é que na maioria das vezes o mercado busca atender a nichos e demandas de vendas, com isso o artista acaba precisando enquadrar-se a essas demandas prévias e tendo sua liberdade criativa cerceada. O diferencial das coleções da Editora Criativo é que o artista não tem que “elaborar um conteúdo” tendo que enquadrar-se, mas sim reunir tudo que ele já fez e montar o livro. Isso acaba mantendo intacto o processo criativo e a arte genuína, sem precisar criar sob encomenda ou fazer concessões. Obviamente que, dentro das coleções da Criativo, há diversas linhas editoriais no qual é preciso verificar em qual delas o nosso trabalho se identifica (o que não interfere na criatividade do artista). Isso me motivou muito a ser parte da coleção!

Qual a dica que você pode dar para outros artistas?

Criar sempre sem preocupar-se em agradar públicos, treinar bastante, criar sempre com prazer, assim essa energia estará presente em suas obras. A meu ver, a arte é o artista.
Ah, e divulgue suas artes, assim ela poderá disseminar-se e chegar às pessoas certas!

Por onde os leitores podem acompanhar o seu trabalho?
Tenho certa dificuldade em manter todos os canais de divulgação sempre atualizados, pois acabo priorizando meu tempo criando, mas sempre que posso estou divulgando minhas múltiplas artes nas seguintes mídias sociais:
Blog “A Arte da IV Sacerdotisa”: https://ivsacerdotisa.blogspot.com/
Meu contato de email: danbiologa@gmail.com
Danielle Barros é doutora em Ciências na área de Ensino de Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz).  É a IV Sacerdotisa da Aurora Pós-Humana, artecientista, bióloga (UNEB), mestre em Ciências (ICICT/Fiocruz). Atua como arte educadora com quadrinhos e fanzines no ensino de biociências e saúde. Escreve poesias, ilustrações, HQforismos, quadrinhos e fanzines. 

A ENTREVISTA COMPLETA E ILUSTRADA PODE SER LIDA AQUI: http://craftauthors.com/entrevista-com-danielle-barros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário