segunda-feira, 16 de julho de 2018

Mapeamento de de escritoras cartoneras!

Olha que lindo e que honra, entrei no mapeamento feito pela Magnolia Cartonera e divulgo a vocês, segue texto postado na página: 



"Com o objetivo de celebrar e divulgar o trabalho de mulheres, e encorajar ainda mais mulheres a escrever e publicar seus próprios livros, eu (Dani da Magnolia Cartonera) e a Olga María Sotomayor Sánchez da Olga Cartonera do Chile, juntamos nossas forças para montar essa lista de escritoras cartoneras. É nossa intenção jogar luz sobre os trabalhos que já estão sendo realizados por mulheres através dos livros cartoneros. É também objetivo do blog Bibliotecas do Brasil, conhecer as autoras que já tiveram seus trabalhos publicados, e encorajar a escrita, a arte e a publicação de mais mulheres no mundo cartonero. Queremos apoiar autoras e artistas mulheres que já tenham pelo menos um livro publicado em seu próprio nome. Queremos que mais mulheres se sintam confiantes em viabilizar sua escrita e que possam gerar renda com sua arte. Essa lista é inédita, para conhecimento e divulgação. Essas são algumas das mulheres talentosas, que têm se dedicado à publicação cartonera: "

O que é uma PUBLICAÇÃO CARTONERA? Clique aqui e entenda!

Eu apareço junto com outras mulheres, de diversos países, que estão criando literatura cartonera!


Print do blog Bibliotecas do Brasil

 Para quem não conhece, minhas criações cartoneras são:

Lua Menina
Publicação independente, A5, 36 páginas, miolo p & b, 2016. Publicação de tiragem limitada, tem exemplares exclusivos numerados, com capas feitas à mão a partir da reutilização de papelão, inspirada nas obras da literatura cartonera e no movimento do "faça você mesma", do mundo dos fanzines. São 36 páginas com HQforismos poético-filosóficos com a personagem indígena Sibilante. O nome do zine traz a simbologia da Lua enquanto totem, em suas páginas revelo através da arte e simbologias alguns aspectos da minha sombra e luz no processo de autoconhecimento.
Publicação poética com ilustrações, HQforismos.
Lançado durante o III Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, o III FNPAS na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, no dia 22 de outubro de 2016.

Lua Menina (IV Sacerdotisa)

Uivos
Publicação comemorativa que reúne as quatro edições do zine UIVO, criado pelo Ciberpajé Edgar Franco e publicado pela Editora Reverso. Publicação independente, A5, 32 páginas, miolo p & b, 2017. Publicação poética com ilustrações, HQforismos.
Lançado durante a sessão de lançamentos do "III Entre Aspas - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Arte Sequencial", que aconteceu entre os dias 25 e 27 de maio de 2017 na cidade de Leopoldina, MG.


UIVOS (Ciberpajé)

Pretendo continuar publicando de forma independente e além das oficinas de quadrinhos, almanaques e fanzines que já desenvolvo, vou realizar oficinas criativas de publicações cartoneras para estimular novos/as artistas e autores/as no universo cartonero! Este ano estou desenvolvendo a identidade visual e nome da minha editora independente, que em breve será registrado.

Confira a lista (que ainda está em construção) AQUI: http://www.bibliotecasdobrasil.com/2018/07/escritoras-cartoneras.html
E se você tem trabalhos cartoneros, entre em contato para que seu nome entre na lista, e nos ajude a divulgar!
Agradeço e parabenizo a Daniele da Magnolia Cartonera pelo contato e pelo importante trabalho de mapeamento que está fazendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário