quarta-feira, 16 de março de 2016

Lançamento do GIBIO #16, o fanzine de divulgação científica da UFSCAR!

Post atualizado em 05/10/16

Capa da adição atual com arte de Edgar Franco

De acordo com o site institucional do projeto, "o GIBIOzine é uma revista produzida pelos alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Sorocaba/SP que tem como principal objetivo divulgar conhecimentos científicos de uma maneira divertida e acessível, utilizando a linguagem das histórias em quadrinhos (HQ) como veículo. A importância deste trabalho está, principalmente, no exercício de divulgação científica praticado pelos estudantes, com produção de HQs cujo conteúdo tem o rigor conceitual científico mas é apresentado com uma linguagem de fácil compreensão, uma vez que conjuga imagens figurativas e textos". *

Breve Histórico do meu contato com a Gibio

Em 2015, a convite do mentor do projeto, o prof. Hylio Laganá, eu e os alunos de graduação de Biologia da UNEB participamos da edição 15, com as HQs criadas em uma oficina de quadrinhos realizada na Universidade do Estado da Bahia, confiram algumas fotos de Gazy Andraus:






Edição #16

E agora, nesta edição 16, também participo com uma HQ sobre "consumismo", também participam Gazy Andraus, o Ciberpajé, Jaciara Bueno, Amanda Loyolla, Alberto Souza (Beralto) e os alunos e alunas da escola estadual Arthur Cyrillo Freire! Confira algumas imagens, olha como está ficando a imagem da capa com arte do Ciberpajé Edgar Franco:


Minha interpretação do desenho: Uma fêmea com cabelos de arvore, ela é parte-arvore/parte-animal, olha pra baixo... introspectiva, e tem pregões encravados nas mãos - ou seja, o sofrimento. Os galhos crescendo significa a vida, brotando nela e disseminando no mundo, mas o ser lhe oferece a morte na bandeja:
É uma escolha sempre iminente. Viver ou morrer para vida.


 Aqui, o editorial da edição 16, foto de Hylio Laganá:

E aqui, uma pequena amostra da minha HQ para esta 16ª edição:
Montagem e edição da HQ

Agradeço muito ao prof. Hylio Laganá pela oportunidade e espaço para estar expressando minha arte em quadrinhos nas páginas deste fanzine tão pertinente no âmbito do ensino e da divulgação científica, em que todos os envolvidos, sobretudo os alunos e alunas que são parte do projeto são verdadeiros/as protagonistas!

Atualizando (05/10/16): Lançamento na Gibiteca de Santos dia 29/10/16 a partir das 15:30 em Santos, SP e no II Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial dia 22/10/16 na FAV/UFG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário