terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Lançamento e avaliação da fotonovela "Os caçadores das férias perdidas"

Fotonovela elaborada por projeto de extensão da UFSB traz orientações sobre manobra de desengasgo


As fotonovelas surgiram na Itália após a Segunda Guerra Mundial, e no Brasil, chegaram à década de 1950, como produto da indústria cultural e comunicação de massa, derivada da indústria do cinema. As fotonovelas se enquadram no universo das artes sequenciais. Apresentam narrativas gráficas, compartilham elementos visuais das histórias em quadrinhos (HQ) como balões, sarjeta, entre outras características. Através de fotografias justapostas com balões de diálogos, retratam dramas narrativos com romances, dilemas éticos, amizades, amores proibidos, histórias de sofrimento e superação, etc. A linguagem das fotonovelas tem sido utilizada na educação em saúde, e, segundo autores, são singulares na comunicação por incorporarem aspectos culturais, elementos visuais proeminentes, texto de simples compreensão e personagens em circunstâncias cotidianas as quais o público se identifica na promoção da saúde e combate a estigmas.

Com base no referencial teórico da Educação em saúde o projeto de extensão parte da hipótese que, enfocar na prevenção utilizando, dentre outras estratégias, materiais educativos inovadores podem contribuir de forma pertinente para sensibilização e divulgação do tema nas escolas e outros espaços.

Em estudo realizado sobre mortalidade na infância no Brasil (FRANÇA et al., 2017), constatou-se o “engasgo” como um dos principais geradores. Entretanto, essa causa pode ser evitável quando utilizada a técnica adequada de primeiros socorros. Para tanto, faz-se necessário que ações de educação em saúde sejam realizadas junto à comunidade visando compartilhar conhecimentos relevantes sobre o tema.

No Brasil existe a Lei Lucas (13.722/18) sancionada em 2018, que tornou obrigatória a preparação em primeiros socorros de professores e funcionários de ensino privado e público de educação básica e de estabelecimentos educacionais. Esta Lei surgiu em decorrência de uma fatalidade ocorrida em 2017 com Lucas Begalli, de 10 anos de idade, estudante de escola particular de Campinas/SP, onde, durante um passeio escolar, sofreu engasgamento com cachorro quente e morreu, o que poderia ter sido evitado se tivesse alguém capacitado a fazer a manobra.

Aliando ciência e arte, o projeto Primeiros Socorros nas Escolas (Edital Proex 03/2023 - “Ufsb Com a Escola Pública”), elaborou uma fotonovela para abordar sobre primeiros socorros, com ênfase em episódios de engasgos, com intuito de sensibilizar acerca da prevenção deste acidente evitável e instruir sobre a técnica correta da manobra (Manobra de Heimlich) necessária para a ocasião.

O argumento da fotonovela foi elaborado pelo bolsista Samuel Bomfim; o roteiro foi estruturado por Samuel Bomfim e Danielle Barros. Os personagens da fotonovela foram representados pelos membros da equipe do Projeto de extensão, bem como estudantes voluntários do curso de Medicina da UFSB: Adriele Kretli Dias; Brenda Monteiro Ribeiro; Flavia da Silva Birck; Lorena de Oliveira Bomfim e Victor de Oliveira Novais. A capa, montagem e diagramação foi feita por Danielle Barros.

Foto durante o evento de Lançamento e avaliação da Fotonovela no VI CONEX

A fotonovela está sendo colocada à avaliação do público (estudantes e educadores/as) para verificar sua adequação nos seguintes aspectos: se a mensagem é acessível; legibilidade; aspectos estéticos; representação de aspectos culturais; enredo; personagens; formato; compreensão da explicação acerca da manobra de desengasgo; entre outros. Com base nessas respostas, o projeto poderá fazer ajustes e posteriormente será feita uma divulgação mais ampla nas escolas da Educação básica das redes públicas de ensino e em outros espaços.

Em outubro de 2024, durante o VI Congresso de Extensão (CONEX/UFSB), foi realizada uma roda de conversa sobre estratégias de desengasgo visando orientar como proceder diante da ocasião. Durante o evento aconteceu o lançamento e avaliação da fotonovela denominada "Os caçadores das férias perdidas. Em: Piada "indigesta", onde os participantes leram e avaliaram o material elaborado.

Roda de conversa sobre desengasgo

Apresentação da fotonovela

Bate papo e tira- dúvidas sobre desengasgo

Foto com parte dos autores e atores/atrizes da fotonovela

Leitura da fotonovela e acompanhamento da leitura através da versão digital no celular

Leitura coletiva da fotonovela

Leitura coletiva da fotonovela e avaliação pelo público

A publicação está disponibilizada digitalmente para download gratuito e, através de parcerias com instituições (prefeitura, secretarias de educação, de saúde e universidades), pretende-se realizar tiragens impressas para aplicação e distribuição em estabelecimentos escolares e outros espaços.

Link para download:

 Instagram: @psnasescolas_ufsb

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