Professora e pesquisadora Danielle Barros concedeu uma entrevista a Agência de Notícias do Sul da Bahia (ANSUBA), o título da matéria é "Livro organizado por professora da UFSB destaca mulheres nos quadrinhos", confira aqui.
A ideia de conceber esse livro não foi só minha, nasceu de uma conversa informal entre mulheres, artistas, professoras e/ou pesquisadoras, de diferentes instituições e estados brasileiros (UFSB, IFRJ, UFF, UFG), durante um congresso que participávamos. Queríamos um livro que reunisse e evidenciasse a produção acadêmica e quadrinística das mulheres brasileiras. Na ocasião, ao saber da proposta através da artista-pesquisadora e servidora da UFG, Cátia Ana, a então coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da FAV/UFG, Profª Leda Maria de Barros Guimarães nos convidou para realizar esse livro na notória Coleção Desenredos, sob o selo do Centro Editorial Gráfico (CEGRAF/UFG), e ficamos muito empolgadas. A partir daí, nós, organizadoras, criamos uma “conversa” por e-mail que foi estendida durante meses no qual fomos delineando o conceito, critérios, formato dos textos, chamada para autoras, entre outros detalhes.
O
livro teve seu lançamento no mês de junho através de uma live com as
organizadoras, contando com a presença das autoras e a convidada palestrante,
Profª Drºª Sônia Bibe Luyten (ECA/USP), pioneira nos estudos acadêmicos das
histórias em quadrinhos no Brasil. A pesquisadora apresentou parte de sua
pesquisa, cuja temática é debatida pela mesma no capítulo de abertura do
dossiê. Deixo o link para quem quiser assistir nosso lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=ZEcGjU8VXQM
Após
o lançamento, o livro “Dossiê Mulheres e Arte Sequencial: Elas Pesquisam, Elas
Produzem” obteve uma excelente repercussão no meio, e foi indicado na categoria
Livro Teórico no 35º Troféu HQMIX. Só para falar um pouco sobre a importância
dessa indicação: o Troféu HQMIX é considerado o "oscar" dos
quadrinhos no Brasil, foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com a
finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos,
cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. A cada ano são
escolhidos, por meio de votação de um júri especialista, as publicações que
mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação. Para
vocês terem uma ideia, o júri precisa analisar e escolher dentre os mais de
1.500 trabalhos inscritos a cada ano, para chegar a uma lista de 12 indicações.
O
júri oficial troca pareceres por mais de quatro meses até chegar na lista final
para a cédula de votação. Em seguida vai para o júri nacional de cerca de 2.000
profissionais da área dos quadrinhos, registrados como votantes.
A
Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes
Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o Troféu HQMIX e, desde
o início, tem o apoio do apresentador Serginho Groisman e SESC São Paulo.
Apesar
de ter sido muito trabalhoso, foi gratificante. A produção de um livro dessa
magnitude reunindo tantos talentos de diversos estados brasileiros, em um
trabalho feito de forma dedicada e altruísta, que demandou custos financeiros e
muito do nosso tempo (já assoberbado em meio aos demais afazeres profissionais,
familiares e pessoais), em si já é um “prêmio”. A indicação ao Troféu HQMIX bem
como a repercussão em diversas mídias especializadas, sites institucionais e
mídias alternativas foi um reconhecimento da relevância do nosso livro, entre
tantas obras pertinentes no país.
2-
Como foi o processo de seleção dos textos acadêmicos e das obras de
quadrinistas brasileiras para compor essa obra?
Nós, organizadoras, entendemos que a produção acadêmica e a produção artística são equivalentes, não havendo “hierarquias” de valoração (textos acadêmicos versus histórias em quadrinhos) como às vezes ocorre em determinadas áreas no âmbito acadêmico. Como o nome do livro é "Dossiê Mulheres e Arte Sequencial: Elas Pesquisam, Elas Produzem", partindo do princípio que nem sempre quem pesquisa quadrinhos é quadrinista, e da mesma forma, que nem todas que criam HQs desenvolvem pesquisa,- embora ocorra essa simultaneidade de ser artista/pesquisadora (meu caso),- criamos uma chamada pública de trabalhos tanto de textos acadêmicos (para evidenciar “elas pesquisam”) quanto de histórias em quadrinhos (para retratar “elas produzem”). A chamada foi amplamente divulgada e direcionada a mulheres (cis ou trans) de todo o Brasil. Os trabalhos que estavam dentro das normas foram admitidos, analisados, alguns reenviados para adequações, revisados e publicados.
O
resultado, depois de muito trabalho, foi um ebook com download gratuito de 303
páginas, com textos acadêmicos de pesquisadoras da Associação de Pesquisadores
em Arte Sequencial - ASPAS, bem como a produção de diversas quadrinistas
brasileiras que gentilmente cederam suas criações autorais para compor o livro.
Citando os nomes, a organização, revisão e diagramação foram realizadas por
Danielle Barros Silva Fortuna (UFSB), Maiara Alvim de Almeida (IFRJ), Cátia Ana
Baldoino da Silva (UFG) e Nataly Costa Fernandes Alves (UFF), que também
arcaram com os custos do ISBN e ficha catalográfica. Participam as
pesquisadoras: Sonia M. Bibe Luyten, Sabrina da Paixão Brésio, Maiara Alvim de
Almeida, Nataly Costa Fernandes Alves, Valéria Fernandes da Silva, Natania A.
Silva Nogueira, Danielle Barros Silva Fortuna e Valéria Aparecida Bari; as quadrinhistas:
Isa de Oliveira, Andréia Oliveira, Fernanda Braga, Nataly Costa Fernandes
Alves, Rosemary Bezerra de Araujo (Rose Araujo), Roberta Cirne, Rachel Cosme
Silva dos Santos, Milena Larissa Varella de Azevedo, Juliana Loiola de Paula
(Ju Loyola), Renata C. B. Lzz, Melinna Guedes Barros, Mariana Araújo de Brito,
Regi Munhoz, Abilene de Sá Barbalho, Danielle Jaimes, Paloma Nogueira Nitão
Diniz, Thais Linhares, Lya Calvet, Naiara M. Saqueto, Rafaela Dourado Leobas e
Cátia Ana Baldoino da Silva.
3- Qual é a importância, na sua opinião, de
destacar o trabalho das mulheres na arte sequencial e na pesquisa acadêmica
sobre o tema?
Conforme ressaltamos no texto de apresentação do livro, por muito tempo, seja nas ciências, nas artes quanto nas mais diversas áreas, a presença feminina e suas produções foram ignoradas e/ou apagadas. Dentro do processo de resgatar a memória, divulgar a pesquisa e a produção atual das mulheres nas histórias em quadrinhos, iniciativas importantes têm sido desenvolvidas no país nos anos recentes e são imprescindíveis para que este contexto se modifique.
Portanto,
esse foi um dos principais motivos catalisadores para conceber esse livro:
fomentar discussões e reflexões pertinentes e urgentes acerca das apropriações,
apagamentos, violências físicas e simbólicas que o corpo feminino sofreu e
ainda sofre dentro da lógica patriarcal; problematizar a representação da
mulher quando da tendência a mostrar a figura feminina em posição subalterna;
evidenciar o protagonismo feminino nas histórias em quadrinhos no Brasil e no
mundo; expor inspirações, caminhos e aspectos simbólicos no processo de criação
e autocura das artistas e suas obras; questionar e romper a visão
preconceituosa e estereotipada acerca da produção de quadrinhos feita por
mulheres, destacando a diversidade, complexidade e a potência que essas
criações têm,
apesar
de todas as dificuldades impostas às mulheres historicamente, na área de
quadrinhos e afins.
Assim,
acreditamos que obras como essa são pertinentes na medida em que contribuem
para ampliar a visibilidade da produção feminina, sua diversidade, poéticas,
metodologias, sagacidade, estética, humor, crítica social e relevância
temática, evidenciando a criatividade no experimentalismo de cada autora.
Esperamos que o livro possa fortalecer e potencializar nossa área, motivando
outras mulheres a lerem, consumirem trabalhos de outras mulheres e também, a
criarem.
4- Quais foram os principais desafios que você enfrentou durante a realização deste projeto?
Creio que foi administrar o tempo com as demais tarefas da vida. O processo de planejamento e elaboração foi uma tarefa minuciosa, o livro foi intensamente revisado, tivemos muitas reuniões remotas para discutirmos detalhes da diagramação, acerca dos termos de autorizações, em relação a extensão dos textos, acompanhar o recebimento das produções administrando os prazos, organizar lançamento, fazer a divulgação, entre outros aspectos.
Como
professora pesquisadora em regime de dedicação exclusiva da UFSB, docente
credenciada ao Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais
(PPGER), tal qual muitos colegas atuo como membro em colegiados, comissões,
grupos de trabalho, coordenações, consultorias, reuniões, oriento estudantes de
mestrado e bolsistas de projetos de extensão, além do preparo e realização de
aulas, correção de trabalhos acadêmicos, avaliadora de manuscritos em
periódicos científicos, desenvolvimento de pesquisas, elaboração de manuscritos
para publicação, saídas a campo, participação em congressos, apresentação de
palestras, e o tempo todo temos que produzir e lidar com prazos exíguos. Tudo
isso, obviamente, ocorrendo em simultâneo às demandas pessoais e familiares.
Portanto, conceber a ideia inicial até transformá-la na concretização do livro
diante de todas as exigências cotidianas, constituiu-se um dos principais
desafios.
Além
de ajudar a organizar o livro, ainda escrevi um capítulo, intitulado:
"Processos criativos e reflexões poéticas em HQforismos sobre sagrado
feminino" que consta nas páginas 159 a 188. Trata-se de um ensaio
abordando as inspirações poéticas e filosóficas de HQforismos com recorte
temático sagrado feminino, a partir de uma metodologia exploratória e
qualitativa destacando alguns aspectos simbólicos das produções sob a perspectiva
junguiana. Para a análise empírica, foram utilizados HQforismos publicados nos
fanzines de minha autoria: Sibilante Grimoirezine Poético Filosófico (2014),
Presença Focada (2015), Criar Cura (2016), Lua Menina (2016), SombryLuz (2018)
e no livro A Sacerdotisa (2019), articulando os sentidos do ato criativo da
autora, as simbologias e trechos de reflexões poéticas emergidas junto ao
público leitor, refletindo quais os limites e possibilidades do entre lugar dos
HQforismos em uma perspectiva autobiográfica de arte como cura e como este
formato rompe e dialoga com a linguagem quadrinística.
Como
mencionei, o livro inteiro está incrível, recomendo sua leitura na íntegra.
Como escrevemos no texto de apresentação da obra, esperamos que esse dossiê
seja mais do que um braço que levanta outras mulheres, mas também se constitua
como fonte de pesquisa, referência, força e inspiração a todas nós. O download
está disponível gratuitamente no link a seguir, o qual contamos com a sua ampla
divulgação!
Agradeço
a oportunidade em poder falar sobre nossa obra, agradeço às organizadoras, a
todas as pesquisadoras e quadrinistas que compõem este livro maravilhoso, bem
como ao público que leu, aos que têm utilizado a obra como referência
bibliográfica e a todos que tem feito a obra circular.
O
download: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/Desenredos.pdf
Lista oficial de indicados ao 35º Prêmio HQMIX: https://blog.hqmix.com.br/noticias/lista-dos-indicados-ao-35-trofeu-hqmix/?fbclid=IwAR23ymTrwrHtcgvvk-H
Matéria no site da UFSB: https://ufsb.edu.br/ultimas-noticias/4271-livro-organizado-por-docente-da-ufsb-e-indicado-a-premio-considerado-o-oscar-dos-quadrinhos
Instagram UFSB: https://www.instagram.com/p/CxJFSOeuhH5/
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