sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Palestras do Projeto Primeiros Socorros nas Escolas para estudantes e professores do Colégio CEPROG atinge cerca de 250 pessoas

Dias 12/09 e 13/11 aconteceram palestras educativas para estudantes e professores do Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão (CEPROG). As palestras, de natureza teórica e prática, contou com a participação do 18° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas onde foram abordados conceitos e orientações sobre Primeiros Socorros e manobra de desengasgo. 



O bolsista Samuel Bom fim (estudante de Medicina) instruiu teoricamente sobre os tipos de engasgo, abordando situações de engasgo parcial e total, juntamente com anatomia e fisiologia da deglutição, de uma forma acessível e bem-humorada, com exemplos cotidianos, sem utilizar uma linguagem demasiadamente “técnica”. As situações foram contextualizadas de acordo com o cotidiano da audiência, como ambientes escolares, refeitórios e até mesmo domicílios.

O bolsista orientou como proceder diante de um acidente de engasgo, destacando os contatos com socorro especializado, como 193 - Corpo de Bombeiros,192 - SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e 190 - Polícia Militar, sobre a forma correta de abordar a vítima e realizar a Manobra de Desengasgo (Heimlich) e em casos mais graves realização da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) até a chegada do socorro especializado.
















As demonstrações foram realizadas através de uma parte prática, utilizando simulação com bonecos envolvendo a participação dos estudantes, onde tiveram a oportunidade de praticar as manobras e tirar dúvidas posteriormente.

Ao todo, o público atendido foi o de cerca de 250 pessoas. Além das palestras e treinamento prático, foi disponibilizada ao público o acesso a fotonovela elaborada peloprojeto “Vidas em Jogo”.

Essas ações, são parte do projeto Primeiros Socorros nas Escolas, Edital Proex 03/2023 - “Ufsb Com a Escola Pública” com atuação do bolsista Samuel Bomfim e coordenação da professora Danielle Barros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário