Durante as atividades do VI Congresso de Extensão da UFSB (CONEX), em 23 de outubro de 2024, foi realizada uma roda de conversa e oficina de fanzines para abordar e promover debates sobre ética, assédio moral, sexual e discriminação no ambiente acadêmico.
A oficina é uma das ações educativas do projeto Papo de Mulher (Edital PROEX 04/2023) em parceria com a Comissão de ética da UFSB. A atividade foi aberta a estudantes, TAEs, docentes e público em geral, e teve a coordenação da professora Danielle Barros.
Danielle Barros e Evllin Oliveira (bolsista)
Sobre discriminação, o Guia Lilás da CGU apresenta a seguinte definição: "É toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em sexo, gênero, idade, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, convicção filosófica ou política, raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica, que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada (art. 1º, I, da Lei 12.288/2010)."
Para discutir essas questões no ambiente acadêmico, a roda de conversa serviu como espaço para expor algumas das principais leis e regimentos que embasam a área, apresentar qual o fluxo de denúncias ao Fala Br e Ouvidoria da universidade, ajudando a caracterizar o que é assédio, como identificar, como proceder e a quem recorrer.
A bolsista Evllin Oliveira conduziu a roda de conversa/oficina e, após o bate-papo com compartilhamento de experiências do público, houve um momento “tira-dúvidas”. Na sequência, a parte prática/criativa com a elaboração de desenhos, poemas e outras expressões autorais dos participantes para a produção do fanzine coletivo. Foi explicado no início da oficina que este zine além de ser um espaço de expressão livre de sentimentos e pensamentos sobre o tema, seria como um registro e "memória" dessa partilha coletiva.
Antes do início da oficina, o público participante preencheu um formulário sobre conhecimentos prévios e ao final, através do mesmo instrumento, o público avaliou a experiência da oficina (se a atividade agregou algum conhecimento, se a dinâmica utilizada foi adequada, etc.), e pôde opinar sobre quais outros temas deseja que sejam abordados nas próximas ações educativas, com espaço para críticas e sugestões.
A equipe do projeto de extensão está trabalhando na montagem do fanzine coletivo, e a expectativa é que o zine seja lançado no primeiro semestre de 2025.
Acompanhe a página do projeto de extensão e participe das próximas ações!
Confira algumas fotos da ação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário