sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Componente Curricular Etnobotânica: Oficina de criação de Fanzines e pomada de aroeira

Durante o componente curricular Etnobotânica 2019.1 desenvolvemos oficinas de criação de fanzines e pomada de aroeira com 15 discentes como estratégia de metodologia ativa de ensino-aprendizagem e de avaliação no componente curricular de etnobotânica. 
Como resultados, foram criados 8 zines coletivamente pelos discentes, sendo quatro criados na primeira oficina: “Alecrim” com 8 páginas; “Plantas medicinais utilizadas em transtornos do sistema geniturinário por mulheres ribeirinhas”, 5 páginas; “Pomada de aroeira”, 8 páginas; “Fanzine Bacupari”, 8 páginas. E quatro zines na segunda oficina: “Artesanato & ornamentação”, capa artesanal feita com folhas desidratadas em verniz sobre papelão reutilizado, encadernado com sisal, 18 páginas; “Plantas mágicas e mitológicas”, 28 páginas; “Usos em construção e ferramentas”, 12 páginas; “Espécies da Mata Atlântica”, 44 páginas. 
A descrição desta experiência frutificou em capítulo publicado em livro lançado durante as 6as Jornadas Internacionais de Quadrinhos na USP e um pôster apresentado no 39 ERBOT - Encontro de Botânicos em Diamantina-MG.
clique nas fotos para ampliar:



































































 





Nenhum comentário:

Postar um comentário