quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Oficina QUÍMICA EM QUADRINHOS na UNEB - Projeto de monitoria de ensino em Fundamentos de Química

Com o intuito de promover o ensino de química de forma criativa, o projeto de monitoria de ensino com metodologias ativas foi desenvolvido com 26 discentes e um monitor no curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X, na disciplina “Fundamentos de Química” durante o semestre 2018.2 com elaboração de HQs para dinamizar o aprendizado de química. A metodologia utilizada baseou-se nas oficinas dialógicas criativas (FORTUNA, 2017) adaptada do método Abordagem Triangular (BARBOSA, 1998). 
Como principais resultados foram criadas sete HQs pelos discentes com temas diversos: ligações químicas; elementos químicos; modelos atômicos, etc. Além das HQs em si, os discentes elaboraram um memorial descritivo contendo o processo criativo das HQs, o objetivo, o método como foi construída, para qual público se destina, autoavaliação, entre outros. Como culminância do projeto, as HQs criadas foram reunidas em um único fanzine com 24 páginas, impresso com capa colorida e miolo preto e branco para ser distribuída entre os discentes e enviadas a gibitecas de todo país como estratégia de divulgação científica.
Como desdobramentos do projeto tivemos dois trabalhos aceitos e apresentados como comunicação oral:
CRIANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNEB/CAMPUS X proposta por Luiz de Souza Oliveira Danielle Barros Silva Fortuna foi selecionada para compor o Eixo 04 no IX Seminário de Pesquisa e Extensão (SEPEX), a ser realizado
entre os dias 24 a 27 de setembro, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Teixeira de Freitas.
e EXPERIÊNCIA CRIATIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR nas 6as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos realizadas nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2019, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade (USP) de São Paulo, campus Cidade Universitária, São Paulo - SP.

Sou grata aos discentes por participarem da proposta e ao monitor Luiz pelo apoio!
Veja as fotos da oficina - clique para ampliar

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário